Entendendo o aneurisma da aorta abdominal
Talvez você tenha recebido a informação de que tem um aneurisma. Isso acontece quando uma parte enfraquecida de um vaso sanguíneo se expande como um balão. Um aneurisma no principal vaso sanguíneo da região do estômago é chamado de aneurisma da aorta abdominal (AAA).
O que é o AAA?
 |
Um aneurisma ocorre quando uma parte enfraquecida da parede da aorta se estica e expande. |
A aorta é a artéria grande que transporta o sangue oxigenado do coração para o resto do corpo. No caso de um AAA, parte da aorta enfraquece e expande-se. Se um aneurisma ficar muito grande, pode estourar. Isso é muito grave e, geralmente, fatal.
Como se descobre um aneurisma?
Geralmente, o AAA desenvolve-se lentamente com o passar do tempo e não causa nenhum sintoma. Ele é encontrado quando são feitos exames (como radiografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada) para um problema não relacionado. Para confirmar a presença de um AAA, certos exames são realizados, como ultrassonografia abdominal, TC do abdome e da pelve, ou angiografia.
Quem desenvolve o AAA?
Essas coisas aumentam as chances de ter AAA:
-
Sua família tem história de AAA
-
Sua idade. O AAA é mais provável conforme a pessoa envelhece.
-
Os homens têm maior probabilidade de ter AAA
-
Fumar
-
Hipertensão
-
Nível de colesterol alto. Isso é um acúmulo de gordura e outros materiais no sangue.
-
Ferimentos, como acidente de carro
Homens de 65 a 75 anos de idade que já foram fumantes devem realizar um exame de ultrassonografia para detectar se sofrem de AAA. Se você for um homem de 65 a 75 anos que nunca fumou, o seu médico pode aconselhar o exame com base em outros fatores de risco, como o seu histórico médico ou familiar.
O que pode ser feito?
É possível fazer uma cirurgia para retirar um aneurisma. Ou você pode passar por um procedimento menos invasivo chamado de enxerto de stent endovascular. Esse procedimento utiliza um cateter para inserir um tubo de malha metálica, chamado de stent, na parte enfraquecida da aorta. O stent atua como uma armação para reforçar as paredes arteriais.
O médico irá comparar as chances de o aneurisma estourar com os riscos do tratamento. Um aneurisma pequeno e de crescimento lento é monitorado por meio de ultrassons e TCs uma vez a cada 6 a 12 meses. Se ele atingir um determinado tamanho, começar a vazar ou crescer rapidamente, pode ser necessário passar por uma cirurgia para substituir essa parte da sua aorta.
Online Medical Reviewer:
Marianne Fraser MSN RN
Online Medical Reviewer:
Rita Sather RN
Online Medical Reviewer:
Sravani Chintapalli
Date Last Reviewed:
4/1/2024
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.