Tratamento para incontinência em mulheres: Métodos não cirúrgicos

O melhor tratamento para você dependerá do tipo de incontinência que você tem. Seus sintomas, idade e quaisquer outros problemas que sejam encontrados também afetam o tratamento. Alguns tipos de incontinência podem, com o tempo, necessitar de cirurgia. Mas tratamentos não cirúrgicos podem funcionar bem em muitos casos. Esses tratamentos incluem mudanças no estilo de vida, exercícios de fortalecimento muscular e medicamentos.

Tratamentos não cirúrgicos

O tratamento para incontinência urinária de esforço inclui:

  • Treinamento da bexiga, como urinar de acordo com um cronograma.

  • Mudanças no estilo de vida, como perda de peso e aumento da atividade física, se a incontinência for devido ao excesso de peso.

  • Medicamentos, se o treinamento da bexiga não ajudar. Medicamentos podem relaxar a bexiga e aumentar a quantidade que ela pode segurar.

  • Exercícios dos músculos do assoalho pélvico.

  • Dispositivos médicos, como pessário e estimulação elétrica nervosa.

Mudanças no estilo de vida

Essas alterações podem incluir:

  • Perder peso. O excesso de peso exerce uma pressão extra sobre os músculos do assoalho pélvico. Praticar exercício físico e comer corretamente pode ajudar a perder peso. Isso ajuda os outros tratamentos a funcionarem melhor.

  • Fazer certas alterações na sua dieta. Alguns alimentos podem fazer com que a pessoa precise urinar mais, por isso pode ser bom não ingeri-los. Isso inclui bebidas com cafeína e álcool. Caso você apresente constipação, isso pode piorar a incontinência. Nesse caso, o seu médico pode recomendar que você ingira mais fibras. Pergunte ao seu médico se essas ou outras alterações em sua dieta podem ser úteis.

  • Parar de fumar. Fumar pode levar a tosse de longo prazo (crônica) que força os músculos do assoalho pélvico. Fumar pode também danificar a bexiga e a uretra.

Exercícios musculares do assoalho pélvico

Existem exercícios que você pode fazer para ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Os músculos do assoalho pélvico atuam como uma tipoia para ajudar a manter a bexiga e a uretra no lugar. Esses músculos também ajudam a manter a uretra fechada. Músculos enfraquecidos do assoalho pélvico podem permitir o vazamento de urina. Para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, faça os exercícios específicos diariamente conforme orientação. Em alguns meses, os músculos estarão mais fortes e firmes. Isso pode ajudar a prevenir o vazamento de urina.

Corte transversal detalhado da pelve feminina mostrando a bexiga cheia de urina.

Online Medical Reviewer: Lalitha Kadali
Online Medical Reviewer: Melinda Murray Ratini DO
Online Medical Reviewer: Rita Sather RN
Date Last Reviewed: 1/1/2025
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.